domingo, 19 de junho de 2016

TEXTÃO PROS BRÓDI: A gente vai falar de feminismo sim.


Lá vem textão.
O de hoje é dedicado aos homens. Todos eles.

Queria que vocês lessem esse texto. Que deixassem seus pré-conceitos sobre o feminismo pra trás antes de iniciar essa leitura. Que deixassem as questões pequenas e toscas ("mas vocês entram vip na balada!") do lado de fora também, e que não usassem qualquer uma destas como argumento para o comentário desse "textão".

Eu cansei de ser ignorada. Cansei de ter discussões interrompidas porque esse assunto "é chato" e eu estou sendo "inconveniente". Cansei de ouvir "como você é feminista" como se isso fosse uma coisa ruim.
As mulheres querem FALAR. E, mais do que isso, querem ser ouvidas. Então nos ouçam. Abram os ouvidos, a mente, os olhos. 

Procurei um texto que explicasse de forma clara, com exemplos e dados estatísticos o porquê da luta das mulheres. Queria fazer meu noivo, meu irmão, meu pai e meus amigos entenderem definitivamente o que é feminismo.

A cada 11 minutos, só no Brasil, uma mulher é estuprada. É invadida, humilhada, tocada sem permissão. Caso isso não seja repugnante o bastante pra vocês (um ser humano sendo invadido de forma brutal!), pensem nisso acontecendo comigo. A cada 11 minutos, só no Brasil, o meu "não" é ignorado. E não interessa se eu estava de mini saia, de casaco de frio ou se, há um minuto atrás, eu estava curtindo. Eu disse "não" e fui ignorada.

Estatisticamente, só no Brasil, as mulheres ganham 30% menos que os homens. Estudam na mesma faculdade, se formam com o mesmo louvor, fazem o mesmo trabalho e ganham menos. Só porque são mulheres. Porque, com alguma razão completamente infundada, são menos capazes. 

Meu noivo, meu irmão, meus amigos... Eles não entendem. Não entendem que a gente se sente agredida quando outra mulher é agredida também. Não entendem que quando eles compartilham com os amigos o vídeo daquela "vadia que caiu na net" eles me compartilham também e me ferem cada vez mais. Me insultam. Me fazem perder a confiança um pouquinho mais. Riem da minha cara também. 

Não entendem que quando uma mulher é assassinada por um parceiro, não existe justificativa. Ele tirou dela uma coisa que não lhe pertencia.
Não entendem que uma mulher que apanha do marido, não apanha "porque provocou" ou "porque quer". Apanha porque ele é doente, machista e acredita que a vida dela lhe pertence.
Não entendem que quando você compactua com um machismozinho se quer, você pega o pacote todo. E aí você é do mesmo time daqueles 30 monstros que estupraram uma menina e postaram na internet. Pesado, né?

Nossa luta é SOCIAL. A gente quer os mesmos direitos. Queremos que nos seja dada importância. Que nossos problemas tenham o mesmo peso. E nossas vitórias também. Queremos ser livres.
Queremos que os casos de estupros sejam levados a sério, que os agressores sejam punidos. Que as meninas cresçam livremente e não sofram mais abuso, nem fora, nem dentro de casa.

Não queremos opressão em casa.
Não queremos opressão no trabalho.
Não queremos opressão na roda de amigos.

Queremos que vocês entendam, aceitem e RESPEITEM que, com o nosso corpo, a gente faz o que A GENTE quiser. Tatuar, engordar, parar de depilar, ficar com quem (e quantos!) a gente quiser... o nosso corpo (e nossa vida!) é nosso. Vocês não tem nenhum direito sobre ele.

A gente não odeia vocês, homens. A gente tem medo. Medo do que a sociedade aceita que vocês façam com a gente.

Feminismo não é uma luta contra vocês, homens. É uma luta POR NÓS. 

E seria extremamente inteligente se vocês estudassem sobre. E se re-educassem. E tirassem as palavras "vadia" e "vagabunda" dos seus vocabulários. 

Porque pai, irmão, noivo... eu posso ser a próxima.
2 comentários on "TEXTÃO PROS BRÓDI: A gente vai falar de feminismo sim."