sexta-feira, 4 de setembro de 2015

#Projeto1989: Welcome to New York


O #Projeto1989 é do Douglas, do blog Aquele Clichê. Quando vi a ideia do projeto, deu aquela taquicardia maravilhosa de quando você descobre que pode juntar duas coisas lindas e resultar numa terceira mais linda ainda: Taylor Swift + textões. 

Pra quem não sabe, tenho andado numa vibe (acho essa palavra meio tosca tipo "top", mas não consigo não falar/achar outra que substitua) meio Taylor Swift lovers. Tenho amado tudo: o CD, o comportamento, os discursos, as roupas, os clipes... Quero ser amiga dela, sabe? (Já falei nesse post aqui que tenho um gosto musical bem teen

Pois bem, vamos parar de enrolar e explicar direito prozamigo que que é esse projeto, né? O #Projeto1989 consiste em criar crônicas a partir das músicas do CD "1989" da Taylor. A primeira música se chama "Welcome to New York" (vide título do post e capa: ). Tentei não fazer um texto muito literal e explorar bastante o que eu ~não~ conheço de NY (mas a imaginação taí pra isso) (e o Pinterest também!).

_______________________________________________________________________________________________

"When we first dropped our bags on apartment floors, took out broken hearts, put them in a drawer..."


Envolvi minhas mãos na xícara de chá quentinha e dei alguns passos em direção ao janela do loft. Nevava lá fora, estávamos há poucos dias do Natal. Com a televisão desligada, o tempo todo era possível ouvir alguma cantiga natalina por ali. As luzinhas coloridas enfeitavam toda a cidade. Eu não podia ter escolhido lugar melhor pra estar.
Minhas meias 7/8 pretas contrastavam com meu big suéter bege. Dei um gole no chá enquanto observava duas menininhas puxando desastrosamente um pinheiro pela calçada toda coberta de neve. Sorri.

O loft ainda estava cheio de caixas e tinham poucas coisas fora delas: um sofá, uma televisão e um tapete em frente à lareira. Eu sempre quis ter uma lareira! Abri a caixa mais próxima a mim e comecei a empilhar livros no chão. Anos da minha vida estavam empilhados ali: desde Harry Potter até Dan Brown. Empacotei anos da minha vida e levei-os a um lugar que esperava me fazer mais feliz. A gente nota o quanto desperdiçamos felicidade quando empilhar livros no chão nos fazem feliz. 
Já passava das dez quando levei uma garrafa de vinho ao terraço do prédio. Já não nevava mais, embora o frio ainda fosse cortante e o chão e as mesas e cadeiras ainda estivessem cobertos de uma espessa camada branca. Me apoiei no parapeito de tijolinhos e acomodei a garrafa ao meu lado. Meu novo prédio não era muito alto, mas eu ainda tinha uma visão privilegiada da cidade a minha frente. À direita, Hudson River, à minha frente, Soho e à esquerda, bem lá no fundo, eu podia ver as luzes do Brooklyn.
A porta do terraço se abriu e um homem entrou com com uma garrafa de vinho numa mão e uma taça n'outra. Quando nos encaramos, levou alguns segundos até cairmos na risada. Ele deu de ombros.
"Parece que não fui o único a ter a ideia de trazer a garrafa de vinho pra dar uma volta."
"Achei injusto deixá-la guardada numa caixa com toda essa vista aqui fora."
"Fez bem." Ele emparelhou comigo e abriu sua garrafa de vinho. Ficamos em silêncio por alguns segundos. "E então, qual sua história?"
"Minha... O quê?"
"História. Porque você veio pensar no terraço, com uma garrafa inteira de vinho, numa noite que prometeu nevasca?"
"Ah." Eu ri. "Qual a sua história?"
"Hm... Eu sou de Nashville. Minha esposa faleceu dois anos atrás num acidente de carro enquanto levava minhas filhas pra escola. Eu costumava trazer duas garrafas de vinho depois que minhas filhas iam dormir." Ele levantou a meia garrafa do parapeito. "Hoje consigo me contentar com duas ou três taças." E sorriu.
"Grande passo! E porque Nova York?"
"Nós morávamos num bairro em Nashville que tudo se comemorava com a vizinhança. 4 de Julho, Thanksgiving, Natal, Ano Novo... Eu... Eu só precisei sair de lá." Ele soltou um suspiro longo. Mas o sorriso logo estava de volta. "E você?"
"Meu motivo vai parecer meio bobo agora..." Nós dois rimos. "Eu perdi um emprego, terminei meu noivado, ele ficou com meu cachorro..."
"Uh, o cachorro não!" Ele gemeu em solidariedade.
Eu ri. "Eu também só precisei sair de lá."
Ele colocou uma mão em cima da minha no parapeito e me olhou com os olhos brilhantes. "Todos aqui eram outras pessoas antes. Bem vinda a Nova York."
"Obrigada." Sorrimos.
Enchi minha taça de vinho novamente e voltei os olhos pra cidade. Lembrei de uma música: "The lights are so bright, but they never blind me..."

_______________________________________________________________________________________________

Não dei nome aos personagens, nem foquei muito em características físicas (uma das coisas que eu normalmente perco hoooooras descrevendo e pensando nos meus textos hahahaha), porque achei que valia mais a história.

Me contem o que acharam!

Beijos,
2 comentários on "#Projeto1989: Welcome to New York"
  1. Oiee!! Caraaaca que legal essa ideia! Muito criativa.. e da pra pensar em futuros projetos, tipo com outros albuns de outros cantores!! E sem contar que eu acho que estimula a criatividade pros textos.. tipo o teu texto top (palavra tosca) HAHAHAHAA. Adorei. Beijinhos

    http://www.verdadeescrita.com/o-dia-em-que-eu-cansei-de-viver-de-passado/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ameeeeeeei a ideia justamente porque também pensei nisso dos albuns de outros cantores!
      Hahahahaha obrigaaaaada!

      Beijos

      Excluir